quinta-feira, 12 de julho de 2012

Origem do nome de algumas bandas e cantores

BLINK 182
Eles queriam se chamar Blink mas já havia uma banda Irlandesa com esse nome. 182 é a quantidade de vezes que Al Pacino diz a palavra "fuck" no filme "Scarface".

PEARL JAM
Quem poderia imaginar que um dos dos pilares da música grunge tem raízes na casa da avó do vocalista, Eddie Vedder. Isso porque a vovozinha se chamava Pearl e tinha o hábito de fazer geleias (em inglês, “jam”). Juntando os dois o resultado é: uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

POLICE
Stuart Copeland teve a brilhante ideia de usar um nome que estaria TODOS os dias em TODOS os jornais de TODO o mundo. Que tal essa, como jogada publicitaria?

PINK FLOYD
O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd.

BLACK EYED PEAS
Black Eyed Peas é um tipo de feijão claro com um ponto preto no meio, típico da culinária do sul dos EUA. De acordo com Will.i.am, o nome foi escolhido porque ele considerava que o grupo é "o alimento das almas" dos integrantes.

FRANZ FERDINAND
O nome da banda surgiu a partir do arquiduque austríaco Franz Ferdinand, cujo assassinato desencadeou a Primeira Guerra Mundial. Basicamente o nome foi escolhido por causa de sua sonoridade, mas Paul Thomson brincou que a ambição do grupo era que eles ficassem tão famosos que as pessoas lembrariam apenas da banda Franz Ferdinand, e não do arquiduque.

GREEN DAY
Trata-se de uma referência a maconha. Um dia verde é um dia em que você deixa de fazer suas obrigações para ficar fumando. Também cotado como inspiração, uma placa no filme "Soilent Verde" escrito "Green Day".

BEATLES
Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music. Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, "Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?", uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Depois de uma excursão voltam a ser simplesmente The Beatles e nunca mais mudam.

ELTON JOHN
Tirado dos músicos Elton Dean and John Baldry. Seu nome verdadeiro é Reginald Dwight.

B. B. KING
Abreviatura para "Blues Boy King"

ABBA
Formado pelas letras iniciais dos nomes dos quatro integrantes do grupo. Agneta Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Anderson e Anni-Frid Lyngstad. A palavra em si quer dizer Papai (ou paizinho) em hebraico.

AC/DC
A irmã de Angus e Malcolm Young, Margaret, criou o nome. Aparentemente ela achou a sigla em um eletrodoméstico, e achou que casava bem com a banda, visto que tinha a ver com eletricidade (AC/DC é um indicativo de corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria que designava bissexuais mas já era tarde. São infundadas as versões de que o nome seria uma sigla para Anti-Christ/Dead-Christ (anticristo, cristo morto.

BONO VOX
Latim para "boa voz". Bonovox é também uma loja de equipamentos para audição. Seu nome verdadeiro é Paul Hewson.

LED ZEPPELIN
O baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Jimmy Page, que ainda se chamava The New Yardbirds, era pesada como chumbo e flutuava como um Zepelim. Daí Lead Zeppelin (Zepelim de Chumbo). Um Zepelin trata-se de um balão dirigível em forma de charuto. Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin para não ter dúvidas quanto à pronúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário